Tratamento para Hepatite B em Curitiba

O que é?

A hepatite B é causada por um vírus e afeta principalmente o fígado.

Como é transmitido?

É transmitida por relações sexuais desprotegidas e contato com sangue contaminado, como em situações compartilhamento de seringas ou até mesmo na manicure caso não tenha havido a correta limpeza e esterilização dos materiais utilizados. Também pode ser transmitida de mãe para filho caso a mãe tenha a doença não sejam feitas as medidas de prevenção adequadas.

Quais são os sintomas?

A hepatite B pode ser assintomática por longos períodos e mesmo assim progredir para formas graves. Os sintomas costumam aparecer somente em estágios avançados da doença.

Quais os riscos?

Quando não diagnosticada e tratada no momento correto, a hepatite B pode progredir para complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado.

Como é o diagnóstico?

Através de exames específicos para a doença.

Como é o tratamento?

O tipo de tratamento e se ele está indicado ou não para uma pessoa portadora do vírus depende de vários fatores, e somente poderá ser analisado por um médico com experiência no tratamento da doença.

Como evitar a infecção?

A maneira mais eficaz de prevenir a hepatite B é a vacinação. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde para toda a população. Outras medidas de prevenção são o uso de preservativos, o não compartilhamento de seringas, levar seu próprio alicate e espátula na manicure e se certificar que o seu tatuador não reutiliza tinta e usa agulhas descartáveis. Durante o pré natal, as mães devem ser testadas, e caso apresentem a infecção, seus bebês receberão uma imunoglobulina ao nascer para evitar a doença.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas