Tratamento para Sarampo em Curitiba
O que é?
O sarampo é uma causada por um vírus. O Brasil havia sido declarado um país livre da doença, porém recentemente, em virtude de queda na cobertura vacinal, ocorreu o ressurgimento dessa enfermidade.
Como é transmitido?
É transmitida através da inalação de gotículas de saliva de pessoas infectadas, expelidas ao falar, tossir ou espirrar. É uma doença altamente contagiosa.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas do sarampo são febre, fraqueza, dores no corpo, manchas na pele, coriza, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, mal estar, náuseas e vômitos.
Quais os riscos?
Normalmente é uma doença autolimitada, mas pode evoluir para formas graves, comprometendo por exemplo os pulmões ou o sistema nervoso. Em raros casos pode haver óbito.
Como é o diagnóstico?
Através da anamnese, do exame físico e de dados epidemiológicos o médico elabora a suspeita da doença. O diagnóstico definitivo é feito através de exames específicos para a doença.
Como é o tratamento?
Não há tratamento antiviral específico contra a doença. O tratamento é suportivo. Casos mais graves necessitam de internação hospitalar.
Como evitar a infecção?
A principal e mais eficaz forma de evitar o sarampo é a vacinação através da vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola. A vacina está disponível na rede pública. Como se trata de uma vacina de vírus vivo, não deve ser tomada por pessoas com alterações imunes e gestantes. Essas pessoas devem evitar contato com indivíduos com suspeita da doença. Para essas pessoas que não podem se vacinar, é muito importante a imunidade de rebanho, ou seja, quanto mais pessoas na comunidade estiverem vacinadas, menor o risco de circulação e transmissão do vírus.
Acompanhamento especializado
Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas
Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!
L. P.
Curitiba