Tratamento para Zika em Curitiba

O que é?

A zika é uma doença causada por um vírus. Normalmente é uma doença auto-limitada que causa poucos sintomas mas é particularmente perigosa durante a gestação, pois pode causar má formação nos fetos.

Como é transmitido?

É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti quando a mesma está contaminada pelo vírus. Também é possível ocorrer transmissão sexual a partir de uma pessoa infectada.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são febre e manchas avermelhadas pelo corpo.

Quais os riscos?

Raramente pode haver desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica, após infecção pelo vírus da zika. Outro grande risco é a transmissão transplacentária durante a gestação, o que pode ocasionar alterações no desenvolvimento como a microcefalia congênita.

Como é o diagnóstico?

Através da anamnese e do exame físico, o médico elabora a suspeita da doença. O diagnóstico definitivo é feito através de exames específicos para a doença.

Como é o tratamento?

Não há tratamento antiviral específico contra a doença. O tratamento é suportivo, através de hidratação e medicações para aliviar os sintomas.

Como evitar a infecção?

Evitar a zika é um esforço coletivo. É necessário eliminar os possíveis criadouros do mosquito, que são locais com água parada. Alguns exemplos desses locais são pratos de plantas, pneus, caixas d´água destampadas, latas, terrenos baldios com lixo, piscinas não tratadas.

O uso de repelentes ajuda a prevenir picadas de mosquito.

Quando possível, mulheres gestantes devem evitar viajar para áreas com alta circulação do vírus.

Pessoas com suspeita de zika devem evitar a transmissão sexual do vírus através do uso de preservativos.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas