Tratamento para Pneumonia bacteriana em Curitiba

O que é?

A pneumonia bacteriana é uma infecção comum que acomete os pulmões. Diversas bactérias podem causar pneumonia, mas a mais comum é o Streptococcus pneumoniae, também chamado de pneumococo. É mais comum em pessoas mais velhas mas pode ocorrer em qualquer idade.

Como é transmitido?

Pela invasão dos alvéolos (estruturas responsáveis pela troca gasosa nos pulmões) por bactérias patogênicas. Essas bactérias, no entanto, não são facilmente transmitidas de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são febre, tosse com expectoração, mal estar e dor no peito. Em casos mais graves pode haver falta de ar.

Quais os riscos?

A pneumonia é uma infecção que pode causar sepse, ou seja, um quadro grave que acomete todo o corpo. Em casos mais graves há risco de óbito.

Como é o diagnóstico?

Através da avaliação médica (ou seja, da história clínica e do exame físico) e do RX tórax. Exames laboratoriais podem ser utilizados para auxiliar o diagnóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com antibióticos e medidas de suporte. Algumas vezes é necessária internação hospitalar, enquanto em casos menos graves a pessoa pode tomar os antibióticos por via oral em casa. É importante seguir as recomendações do médico que está acompanhando o caso.

Como evitar a infecção?

A principal maneira de evitar a pneumonia bacteriana é através da vacinação. Existem vacinas contra o principal causador da pneumonia bacteriana, o Streptococcus pneumoniae. Manter hábitos de vida saudáveis e evitar o tabagismo também ajudam a prevenir a pneumonia bacteriana.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas