Tratamento para Sífilis em Curitiba

O que é?

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. É uma doença bastante comum e pode trazer consequências graves quando não tratada.

Como é transmitido?

É transmitida através de relações sexuais desprotegidas (pode ser transmitida em relações vaginais, anais e orais), através de sangue contaminado e também de mãe para filho na gestação se a mãe estiver infectada.

Quais são os sintomas?

Pode haver uma grande variedade de sintomas dependendo da fase em que a doença se encontra. Alguns dos sintomas possíveis são feridas genitais, lesões de pele, febre, aumento dos linfonodos (gânglios), problemas neurológicos e alterações cardiovasculares.

Quais os riscos?

Quando não tratada, pode progredir para formas graves, como a forma neurológica. Outro risco de não tratar a infecção é a transmissão para outras pessoas, o que pode ocorrer nas relações sexuais ou na gestação. A forma congênita da sífilis (transmitida da mãe que tem a infecção não tratada para o bebê) é grave e pode ocasionar sequelas graves na criança ou até mesmo o aborto espontâneo.

Como é o diagnóstico?

Através de exames específicos para a doença.

Como é o tratamento?

A sífilis é uma doença tratável. O tratamento da sífilis depende da fase em que a doença se encontra e é feito através de antibióticos. Após o tratamento o paciente permanece em acompanhamento por algum tempo para acompanhar a resolução do quadro.

Como evitar a infecção?

Através de uso de preservativos nas relações sexuais.

Recomenda-se também testagem periódica para pessoas sexualmente ativas.

Durante a gestação todas as mulheres são testadas para sífilis durante o pré-natal para evitar a transmissão para o bebê.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas