Tratamento para Herpes simples em Curitiba

O que é?

É uma infecção causada pelo vírus herpes simples (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo surgimento de vesículas (pequenas bolhas) na pele ou nas mucosas. Os locais mais comuns de acometimento são os lábios e a região genital.

Como é transmitido?

Através do contato com lesões de uma pessoa infectada. Algumas pessoas que se infectam pelo vírus nunca manifestam sintomas enquanto outras desenvolvem lesões de tempos em tempos.

Quais são os sintomas?

Geralmente há um pequeno desconforto, com prurido e ardência no local antes do surgimento das vesículas. As lesões são dolorosas e duram alguns dias, se transformando em crostas antes de desaparecerem. A primeira vez que as lesões surgem é mais grave e mais sintomática em relação às recidivas.

Como é o diagnóstico?

Através da avaliação médica (ou seja, da história clínica e do exame físico). Na maioria dos casos não é necessário exame laboratorial complementar.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com antivirais durante os episódios para reduzir o tempo de sintomas e o desconforto.

Em alguns casos, quando a recorrência é muito frequente, o médico poderá indicar tratamento antiviral contínuo por um período de tempo.

Como evitar a infecção?

A forma genital pode ser evitada através do uso de preservativos.

Deve-se evitar beijar ou tocar lesões de pessoas com manifestações ativas do herpes.

As pessoas que já tem a infecção devem evitar alguns fatores desencadeantes dos episódios, como estresse, privação de sono e exposição excessiva ao sol.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas

Tratamentos