Tratamento para Hepatite A em Curitiba

O que é?

A hepatite A é uma doença causada por um vírus e afeta principalmente o fígado. Normalmente causa poucos sintomas ou pode até ser assintomática, mas em alguns casos pode ser mais grave e necessitar inclusive transplante hepático.

Como é transmitido?

É transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas pelo vírus.

Quais são os sintomas?

Quando sintomática, a hepatite A costuma causar diarréia, náuseas, vômitos, dor abdominal, coloração amarelada na pele, mal estar e fraqueza.

Quais os riscos?

Em casos mais graves pode ser necessário transplante hepático. Nesses casos graves há risco de óbito. A maioria dos casos, no entanto, evolui de forma benigna. 

Como é o diagnóstico?

Através da anamnese e do exame físico, o médico elabora a suspeita da doença. O diagnóstico definitivo é feito através de exames específicos para a doença. 

Como é o tratamento?

Não há tratamento antiviral específico contra a doença. O tratamento é suportivo. Em casos graves pode ser necessário transplante hepático. 

Como evitar a infecção?

A maneira mais eficaz de prevenir a hepatite A é a vacinação. É possível fazer um exame de sangue para saber se a pessoa já teve ou não exposição a esse vírus, e quando não teve está indicada a vacinação. Outras medidas de prevenção são higiene de mãos, consumo de alimentos adequadamente higienizados e de água tratada.  

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas