Tratamento para Tuberculose em Curitiba

O que é?

A tuberculose é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis e afeta principalmente os pulmões. Pode, no entanto, afetar outras partes do corpo. É mais comum em pacientes com alteração da imunidade.

Como é transmitido?

É transmitida por via inalatória. Adquire-se a bactéria ao inalar aerossóis, ou seja, pequenas partículas que contém a bactérias e são provenientes da expiração de pessoas doentes. No entanto, nem todos que inalam a bactéria desenvolvem a doença. É possível ter a bactéria por muitos anos antes de desenvolver sintomas.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são febre, perda de peso, suor excessivo à noite, mal estar. Os demais sintomas dependem do órgão acometido. Por exemplo, na forma pulmonar, que é a forma mais comum, há tosse. Na forma ganglionar, há aumento dos gânglios.

Quais os riscos?

Quando não diagnosticada e tratada, a tuberculose pode progredir e pode eventualmente ser letal. Existe também o risco de transmissão para outras pessoas.

Como é o diagnóstico?

Através de avaliação médica e exames específicos para a doença. A forma pulmonar, por exemplo, geralmente é diagnosticada através de exames de escarro.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com antibióticos específicos contra a bactéria causadora da tuberculose. Os remédios são fornecidos pelo SUS.

Como evitar a infecção?

Os pacientes com tuberculose pulmonar ativa, no início do tratamento (em geral nas primeiras duas semanas), são afastados do trabalho e outras atividades para evitar a transmissão. Seus familiares devem ser investigados para avaliar se estão com a doença. Além disso, para pessoas com algumas alterações imunes existem exames que podem identificar a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis antes que a tuberculose se desenvolva e então é possível utilizar medicações para evitar a doença.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas