Tratamento para Infecção do trato urinário em Curitiba

O que é?

É a infecção que acomete os órgãos do trato urinário, geralmente uretra e bexiga. Em casos mais graves, os rins também podem ser afetados. É geralmente causada por bactérias, sendo a mais comum a Escherichia coli. É um tipo de infecção bastante comum. Mulheres são mais acometidas por infecções do trato urinário que homens.

Como é transmitido?

A maneira mais comum é a subida de bactérias através da uretra. Essas bactérias são geralmente provenientes do trato gastrointestinal.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas ardência para urinar, urinar pequenas quantidades de urina por vez, urgência miccional e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Nos casos em que os rins são acometidos pode haver também febre e dor lombar.

Quais os riscos?

Apesar de geralmente ser uma infecção mais benigna, a infecção do trato urinário pode causar sepse, ou seja, um quadro grave que acomete todo o corpo. Em casos mais graves há risco de óbito.

Como é o diagnóstico?

Através da avaliação médica (ou seja, da história clínica e do exame físico) e de exames de urina.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com antibióticos e medidas de suporte.

Uma coisa importante a saber é que apenas devem ser tratados casos com sintomas, ou seja, se apenas o exame de urina estiver alterado mas não houver sintomas compatíveis o caso não é classificado como infecção urinária e sim como bacteriúria assintomática. Casos de bacteriúria assintomáticas só devem ser tratados em gestantes e em algumas pessoas que farão cirurgias no trato urinário.

Como evitar a infecção?

Tomando uma quantidade adequada de água, urinando sempre que houver vontade, urinando logo após o ato sexual e mantendo uma boa higiene do períneo. Em alguns casos de infecções urinárias de repetição existem remédios para prevenir os episódios. Esses casos recorrentes devem ser avaliados por médicos com experiência no tratamento da doença.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas