Tratamento para Neurocriptococose em Curitiba

O que é?

A neurocriptococose é uma grave doença neurológica causada pelo fungo Cryptococcus sp. Esse fungo pode causar meningite ou meningoencefalite em pessoas com alterações imunes. Em pessoas com a imunidade normal, o organismo na maioria das vezes combate o fungo e não permite o desenvolvimento da doença.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dor de cabeça. Além disso, pode haver febre, vômitos, confusão mental, sonolência e até mesmo coma.

Quais são os riscos?

A neurocriptococose é uma doença grave que pode causar óbito ou causar sequelas neurológicas.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de uma combinação de fatores. O médico analisa a história clínica do paciente, o exame físico, os exames de imagem e os exames laboratoriais. A análise do líquido cefalorraquidiano, também chamado de líquor, é essencial para o diagnóstico.

Como é o tratamento?

É necessária a internação hospitalar.

O tratamento da neurocriptococose é feito com antimicrobianos que combatem o criptococo. Além disso, medidas para o controle da hipertensão intracraniana causada pela infecção podem ser necessárias. Para isso podem ser necessárias punções lombares repetidas e por vezes até mesmo uma cirurgia.

Os fatores que reduziram a imunidade do paciente também devem ser manejados.

Como evitar a infecção?

No caso dos pacientes infectados pelo HIV, o tratamento do vírus previne a neurocriptococose e as demais doenças oportunistas.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas

Tratamentos

Tratamento e acompanhamento de variad