Tratamento para Hepatite C em Curitiba

O que é?

A hepatite C é causada por um vírus e afeta principalmente o fígado. Pode, no entanto, afetar outras partes do corpo.

Como é transmitido?

É transmitida principalmente por contato com sangue contaminado. Menos comumente, pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas pelo vírus.

Quais são os sintomas?

A hepatite C pode ser assintomática por longos períodos e mesmo assim progredir para formas graves. Os sintomas costumam aparecer somente em estágios avançados da doença. Menos comumente, podem ocorrer sintomas não hepáticos, ou seja, o vírus pode afetar outras partes do corpo.

Quais os riscos?

Quando não diagnosticada e tratada, a hepatite C pode progredir para complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Existe também o risco de transmissão para outras pessoas.

Como é o diagnóstico?

Através de exames específicos para a doença.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com medicações antivirais orais que são tomados por um período determinado de tempo- geralmente 3 ou 6 meses. Atualmente o tratamento é bem tolerado (tem poucos efeitos colaterais) e está indicado para todos os pacientes infectados pelo vírus da hepatite C. Os remédios são fornecidos pelo SUS.

Como evitar a infecção?

Algumas medidas de prevenção são: não compartilhar seringas ou lâminas, uso de preservativos, levar seu próprio alicate e espátula na manicure e se certificar que o seu tatuador não reutiliza tinta e usa agulhas descartáveis.

Além disso, a testagem e diagnóstico precoces possibilitam o tratamento e evitam a progressão para formas avançadas da doença.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas