Tratamento para HIV/Aids

 em Curitiba

O que é?

O HIV é um vírus, e como todo vírus, precisa invadir células para sobreviver e se multiplicar. O HIV tem preferência por células do sistema imune, e por isso a infecção, quando não tratada, causa deterioração da imunidade. A Aids é a doença que o HIV causa quando a pessoa infectada não recebe o tratamento adequado. Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV evoluem para Aids: quando elas descobrem a infecção precocemente e fazem o tratamento corretamente, isso nunca irá acontecer. A Aids é a fase em que o sistema imune já está muito enfraquecido, e com isso as pessoas ficam expostas a doenças oportunistas, ou seja, doenças que não aconteceriam numa situação de imunidade normal.

Como é transmitido?

O HIV é transmitido por relações sexuais desprotegidas e por sangue contaminado, como em casos de compartilhamento de seringas, por exemplo. Também pode ser transmitido na gestação e na amamentação caso a mãe esteja infectada e não faça o tratamento corretamente.

 

Você sabia que quem faz o tratamento corretamente e está com a carga viral indetectável não transmite o HIV? Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Quais são os sintomas?

A infecção pelo HIV pode ser assintomática durante muitos anos. Pode também haver sintomas poucos dias após a aquisição do vírus, como febre, aumento dos linfonodos (gânglios), diarréia e lesões de pele. Já a Aids, fase em que a imunidade já está comprometida, pode acarretar uma grande quantidade de sintomas, como perda de peso, febre, aumento dos linfonodos e sintomas específicos das doenças oportunistas.

Como é o diagnóstico?

Através de exames específicos para a doença.

 

Quer ler mais sobre o assunto? Confira os links abaixo:

Como funciona o teste rápido para HIV?

O exame de HIV deu positivo, e agora?

Como é o tratamento?

O tratamento é feito através de antirretrovirais, medicações que irão inibir a multiplicação do vírus.

 

Quer saber mais sobre como é o acompanhamento médico de quem vive com HIV? Clique aqui e baixe o e-book que eu escrevi sobre o assunto!

 

Precisa de uma consulta especializada? Clique aqui para entrar em contato conosco.

Como evitar a infecção?

Existem várias maneiras de evitar a infecção, como o uso de preservativos nas relações sexuais, e também através de métodos farmacológicos como PrEP (profilaxia pré exposição), e através do tratamento das pessoas infectadas para que elas não transmitam o vírus. Recomenda-se também testagem periódica para pessoas sexualmente ativas. Durante a gestação todas as mulheres são testadas para HIV durante o pré-natal para evitar a transmissão para o bebê.

 

Quer se aprofundar no tema da prevenção do HIV? Assista a esse vídeo que gravei sobre o assunto!

 

Quer ficar sempre atualizado sobre HIV? Inscreva-se no meu canal do telegram!

Precisa de uma consulta especializada? Clique aqui para entrar em contato conosco.

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas

Tratamentos

Tratamento e acompanhamento de variados tipos de doenças infecciosas.

COVID-19

HIV/Aids

Hepatite A

Hepatite B

Hepatite C

Herpes Simples

Herpes Zoster

Infecção do Trato Urinário

Infecções Oportunistas

Mononucleose

Pneumonia Bacteriana

Sífilis

Dengue

Sarampo

Zika

Tuberculose

Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!

L. P.
Curitiba

Convênio

Entre em Contato