A sepse é grave e pode matar – mas o que é sepse?

A sepse é um conjunto de manifestações graves produzidas por uma infecção. Na tentativa de combater o invasor, o corpo produz uma grande inflamação, e essa inflamação pode comprometer o funcionamento de vários dos órgãos.

A sepse é uma condição grave e tem mortalidade elevada. Atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva.

Que tipo de infecção pode causar sepse?

Qualquer infecção pode levar a essa resposta inflamatória exacerbada e à disfunção orgânica. A pneumonia, a meningite e a pielonefrite (infecção dos rins) são exemplos de infecções que podem causar sepse.

Que tipo de agente infeccioso pode provocar sepse?

A sepse pode ser causada por:

Bactérias (agentes mais comuns no desenvolvimento da sepse)
Vírus
Fungos

Quem tem risco de ter uma sepse?

Qualquer pessoa pode ter sepse. No entanto, aquelas pessoas com comorbidades, como diabetes, câncer ou aquelas que apresentam alguma forma de imunossupressão são os mais suscetíveis às formas mais graves de infecção.

Pessoas em extremos de idades (recém nascidos e idosos) também correm mais risco de desenvolver uma infecção grave.

Como podemos prevenir a sepse?

Como qualquer infecção pode causar uma sepse, prevenir a sepse é basicamente prevenir infecções. Medidas como higiene de mãos e vacinação previnem infecções que podem causar sepse.

Também é importante prevenir o desenvolvimento de resistência microbiana (que é quando as bactérias, por exemplo, ficam resistentes aos antibióticos).

Para tanto, é importante:

Não tomar antibióticos desnecessariamente, para reduzir as chances de desenvolver infecções resistentes às medicações. Nunca tomar antibióticos sem prescrição! Não tomar antibióticos prescritos para outra pessoa!
Quando um antibiótico for prescrito, completar todo o curso da medicação conforme orientado.

Entre em Contato