CD4: Quanto é um bom valor?

Os linfócitos T CD4 são células do sistema imune que são parasitados pelo HIV quando o paciente não está sendo tratado.

Os valores normais de CD4 costumam ficar entre 500 e 1500 células por mm³. Existe, mesmo antes da infecção pelo HIV, uma grande variabilidade individual: algumas pessoas tem valores mais altos da célula e outras valores mais baixos. Mas em geral podemos dizer que contagens acima de 500 células por mm³ são boas.

Após a infecção, quando não há tratamento, esse valor vai caindo com o passar do tempo. Valores abaixo de 200 mm³ são considerados bastante baixos, indicando imunossupressão severa.

O tratamento aumenta o CD4?

Sim. A primeira função dos medicamentos antirretrovirais é inibir a replicação do HIV. Com isso a circulação viral cair e as células CD4 param de ser parasitadas. O primeiro sinal laboratorial do uso da medicação será a queda da carga viral.

Como os linfócitos T CD4 vão sendo “deixados em paz” com o desaparecimento dos vírus no sangue, as células vão aos poucos se recuperando e sua quantidade vai aumentando.

Mas atenção: não é sempre que o CD4 volta a valores normais após o início da terapia antirretroviral. Quanto mais baixo o CD4 no momento do diagnóstico, menor a chance de ele subir bastante com o tratamento. Pessoas mais velhas também costumam ter menor incremento no valor do CD4. Isso não significa que o remédio não está funcionando ou deva ser interrompido! Mesmo aumentos pequenos no valor de CD4 já fazem muita diferença na imunidade do paciente.

 

Quer ler mais sobre HIV? Clique aqui e baixe o e-book que eu escrevi sobre o assunto!

Entre em Contato