Coleta de Líquor: O que é, para que serve e como é feita?

Existem várias infecções que podem acometer o sistema nervoso central. Essas infecções podem causar diferentes manifestações, como meningites e encefalites.

A coleta do líquido cefalorraquidiano, também chamado de líquor, é um dos procedimentos que podem nos auxiliar a diagnosticar essas infecções. Esse líquido “banha” o sistema nervoso e pode ser enviado ao laboratório para análise e pesquisa de agentes infecciosos.

A coleta é feita através de um procedimento denominado punção lombar. Essa punção pode ser feita ambulatorialmente, ou seja, não é necessária a internação hospitalar para sua realização.

A punção lombar é feita da seguinte maneira: uma agulha é introduzida nas costas, entre duas vértebras da região lombar, até atingir o espaço subaracnóide. Dentro desse espaço se encontra o líquor.

O procedimento pode ser feito com o paciente sentado ou deitado de lado. Geralmente é feita uma anestesia local para reduzir o desconforto. O procedimento costuma ser bastante rápido.

Para reduzir o risco de dor de cabeça após a punção, é importante que o paciente fique um tempo deitado depois da coleta. Eu costumo indicar ao menos uma hora deitado. Após esse repouso o paciente está liberado para seguir suas atividades habituais.

Entre em Contato