É possível se infectar mais de uma vez pelo HIV?
Sim, é possível se reinfectar pelo HIV. Quando isso ocorre, a pessoa pode adquirir um vírus geneticamente diferente do seu vírus original, e isso pode ser prejudicial ao seu tratamento.
Por que isso é ruim?
O HIV tem dois tipos principais (1 e 2) e vários subtipos. Esses tipos e subtipos apresentam algumas peculiaridades na resposta aos antirretrovirais. Mesmo dentro de um mesmo subtipo é possível haver mutações, e isso pode prejudicar a resposta ao tratamento.
Vamos colocar de uma maneira mais prática: imagine que você tome sua medicação corretamente e esteja indetectável, mas tem relações desprotegidas com alguém que também vive com HIV, não está indetectável e tem um vírus resistente à medicação que você usa. Se você se infectar por esse novo vírus, agora terá duas linhagens do HIV: uma sensível aos remédios e outra com mutações de resistência. Esses vírus resistentes se multiplicarão e seu tratamento estará prejudicado. Nesse cenário, a carga viral irá subir e provavelmente teremos que pesquisar as mutações de resistência e trocar a medicação.
Por isso, quando algum parceiro não estiver fazendo o tratamento corretamente e não estiver com carga viral indetectável, é importante o uso de preservativo para evitar a reinfecção (além de evitar as outras infecções sexualmente transmissíveis).
Quer ler mais sobre HIV? Clique aqui e baixe o e-book que eu escrevi sobre o assunto!