Esses sintomas são um sinal de alerta para a tuberculose!

Todo ano morrem no Brasil cerca de 4500 pessoas por tuberculose. Longe de ser uma doença do passado, como muitos pensam, a tuberculose segue muito frequente no nosso país.

Uma doença, múltiplas apresentações.

A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e mais conhecida da doença, mas não é a única. Essas são algumas das outras possíveis formas da doença: pleural, ganglionar, ocular, laríngea, óssea, meníngea, renal, intestinal e cutânea.

Essas formas podem aparecer isoladas ou em combinação umas com as outras. Na forma disseminada, diversas partes do corpo são acometidas.

E quais são os sintomas da tuberculose?

Depende um pouquinho de qual a forma de tuberculose do paciente. Os principais sintomas são febre, perda de peso, suor excessivo à noite, mal estar e fraqueza.

Os demais sintomas dependem do órgão acometido: Na forma pulmonar, por exemplo, há tosse. Na forma ganglionar, há aumento dos gânglios. Na forma óssea, há dor (e assim por diante).

Toda forma de tuberculose é transmissível?

Não. Apenas pessoas com tuberculose pulmonar ou tuberculose laríngea podem transmitir a doença.

A transmissão cessa pouco tempo após o início do tratamento correto: Em geral duas semanas após o começo das medicações a pessoa acometida já não está transmitindo a tuberculose.

Quando um caso de tuberculose pulmonar ou laríngea é diagnosticado, é importante fazer uma avaliação médica dos contatos próximos do paciente, principalmente dos contatos domiciliares.

Entre em Contato