Existe diferença entre HIV e AIDS?

Existe sim! São coisas diferentes. 

O que é HIV?

HIV é um vírus. A sigla significa “vírus da imunodeficiência humana”. O HIV é transmitido por relações sexuais desprotegidas e por sangue contaminado, como em casos de compartilhamento de seringas, por exemplo. Também pode ser transmitido na gestação e na amamentação caso a mãe esteja infectada e não faça o tratamento corretamente. Como todo vírus, o HIV precisa invadir células para sobreviver e se multiplicar. O HIV tem preferência por parasitar as células do nosso sistema imune.

O que é Aids?

A Aids é a doença causada pelo HIV quando a pessoa infectada não recebe o tratamento adequado. A Aids demora alguns anos após a infecção pelo HIV para se instalar: é a fase em que o sistema imune já está muito enfraquecido, e com isso as pessoas ficam expostas a doenças oportunistas, ou seja, doenças que não aconteceriam numa situação de imunidade normal. 

O que isso significa?

Significa que se a pessoa com HIV descobrir a infecção precocemente e fizer o tratamento corretamente, ela nunca irá desenvolver Aids! Ou seja, essa pessoa nunca ficará doente. Além disso, quem faz o tratamento corretamente atinge um estágio em que o vírus não é detectado no sangue. Isso é denominado “carga viral indetectável”. Quem tem a carga viral indetectável não transmite o vírus para outras pessoas!

As pessoas que vivem com HIV e fazem seu acompanhamento e tratamento regular levam vidas completamente normais. Podem estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos e tudo mais que desejarem. 

O que alguém deve fazer se descobrir que tem HIV?

A pessoa que vive com HIV deve fazer acompanhamento médico regular e tomar medicações antirretrovirais. O médico especialista em doenças infecciosas, que cuida de pessoas que vivem com HIV, é o médico infectologista. Portanto, quem descobre ter HIV ou desconfia de uma infecção pelo vírus deve agendar consulta com um médico infectologista. 

 

Quer ler mais sobre HIV? Clique aqui e baixe o e-book que eu escrevi sobre o assunto!

Entre em Contato