Métodos de prevenção do HIV

O melhor método de prevenção da infecção pelo HIV não será o mesmo para todas as pessoas. É preciso entender a realidade de cada um para buscar o melhor ou os melhores métodos de prevenção para cada pessoa, situação e fase da vida. 
 
O HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado e compartilhamento de agulhas contaminadas. Também pode ser transmitido na gestação caso a mãe não faça o tratamento adequado. 
 
Uma ótima ideia é a utilização da prevenção combinada, ou seja, combinar mais de um método eficaz de prevenção. Ao combinar essas medidas, é possível abordar as necessidades e circunstâncias das pessoas em relação à prevenção do HIV, promovendo saúde e o bem-estar de indivíduos e comunidades.
 
Abaixo estão listados diferentes métodos de prevenção da infecção pelo HIV:
 
  1. Uso de preservativos: O uso consistente e correto de preservativos masculinos ou femininos é uma das formas mais eficazes de prevenir a transmissão do HIV durante a relação sexual. Os preservativos atuam como uma barreira física, impedindo a passagem do vírus de uma pessoa para outra. Certifique-se de usar preservativos de qualidade e armazená-los corretamente.

  2. Profilaxia pré-exposição (PrEP): A PrEP é uma estratégia de prevenção em que pessoas que estão em risco de contato com o HIV tomam medicamentos antirretrovirais para reduzir as chances de infecção. A PrEP pode ser diária ou sob demanda. Na PrEP diária a pessoa toma um comprimido todos os dias, independentemente de ter tido ou não uma exposição recente ao HIV. É uma estratégia recomendada para pessoas que têm atividade sexual frequente e previsível, não querem depender de horários específicos ou planejar a relação sexual em relação à medicação. Na PrEP sob demanda a pessoa toma uma combinação de comprimidos de PrEP em um esquema específico antes e após uma relação sexual. O esquema mais comum é tomar dois comprimidos de PrEP entre 2 a 24 horas antes do sexo, um comprimido adicional 24 horas após a primeira dose e outro comprimido novamente 48 horas após a primeira dose. A PrEP sob demanda requer um planejamento em relação às relações sexuais, garantindo que a medicação seja tomada nos horários corretos para garantir a eficácia. É uma estratégia recomendada para pessoas que têm atividade sexual ocasional ou intermitente e preferem o uso menos frequente da medicação. Ambas as estratégias da PrEP são altamente eficazes na prevenção do HIV quando usadas corretamente. 

  3. Não compartilhar agulhas ou seringas.

  4. Testagem regular: Fazer testes regulares para o HIV é importante para conhecer o seu status sorológico. Caso você tenha sido exposto ao vírus, um diagnóstico precoce pode ajudar a iniciar o tratamento adequado e a reduzir a probabilidade de transmitir o HIV para outras pessoas.

  5. Testagem regular para outras ISTs: A presença de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aumenta o risco de infecção HIV. Realizar testes regulares para ISTs, como sífilis, gonorreia, clamídia e herpes, permite o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, reduzindo também o risco de infecção pelo HIV.

  6. Terapia antirretroviral (TARV) para quem vive com HIV: A TARV é um tratamento medicamentoso para o HIV que suprime a replicação do vírus no corpo. Para pessoas vivendo com HIV, tomar a TARV conforme prescrito pelo médico reduz a carga viral, fortalece o sistema imunológico e previne a transmissão para parceiros sexuais.

  7. Educação e conscientização: Entender como o HIV é transmitido e quais são as medidas preventivas é essencial para a prevenção da infecção. Busque sempre informações de fontes confiáveis. 

 
Consultar profissionais de saúde especializados em HIV/AIDS é muito útil para obter uma orientação personalizada sobre os métodos de prevenção mais adequados para cada pessoa.
 
Quer se aprofundar no tema de prevenção do HIV? Clique aqui e assista a um vídeo que gravei sobre o assunto!
 
E caso queira entender melhor sobre como o tratamento do HIV previne sua transmissão, clique aqui!

Entre em Contato