O Exame de HIV deu positivo. E agora??
Antes de mais nada, calma. Saiba que o HIV não é mais uma sentença de morte. É uma doença crônica para a qual temos tratamento seguro e eficaz.
Vamos por partes.
O que é o HIV?
O HIV é um vírus. A sigla significa vírus da imunodeficiência humana. Como todo vírus, ele é um parasita que só consegue se multiplicar invadindo células.
O que o HIV faz no nosso corpo?
As células favoritas do HIV dentro do corpo humano são os linfócitos T CD4, que fazem parte da nossa imunidade. Com o passar do tempo, caso não haja tratamento, o HIV invade cada vez mais células CD4 e as usa para trabalhar para ele: ele utiliza todo o maquinário celular para produzir mais vírus, e isso eventualmente destrói a célula.
O HIV também invade outros tipos de células, como as células de intestino e a célula do cérebro.
O que acontece se a infecção pelo HIV não é tratada?
Com o passar do tempo o vírus destrói cada vez mais células CD4 e com isso a imunidade vai ficando prejudicada. A pessoa que vive com HIV e não está em tratamento vai ficando suscetível a algumas infecções e neoplasias que não acometem pessoas com imunidade normal. Além disso, o vírus inflama o corpo, predispondo a pessoa a outras doenças não infecciosas.
Tem como evitar tudo isso?
Tem!! A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem um tratamento muito eficaz! Os remédios antirretrovirais inibem a multiplicação do vírus e com isso tiram ele da circulação sanguínea. Eles param de infectar novas células e com isso elas e suas funções são preservadas.
E por que isso não elimina o vírus de vez do corpo e cura a infecção?
Porque mesmo quando a pessoa está tomando os antirretrovirais o vírus fica latente em algumas células. Ele fica como que “dormindo”, e como não está se multiplicando não é destruído pelos remédios. Se a pessoa interromper os remédios, no entanto, alguns desses vírus irão “acordar”, atingir a corrente sanguínea e parasitar novas células.
HIV é o mesmo que Aids?
Não! HIV é o vírus. A Aids é a doença causada pelo HIV quando a pessoa infectada não recebe o tratamento adequado. A Aids demora alguns anos após a infecção pelo HIV para se instalar: é a fase em que o sistema imune já está muito enfraquecido, e com isso as pessoas ficam expostas a doenças oportunistas.
Se a pessoa com HIV descobrir a infecção precocemente e fizer o tratamento corretamente, ela nunca irá desenvolver Aids! Ou seja, essa pessoa nunca ficará doente.
Agora presta atenção pra parte mais importante!
As pessoas que vivem com HIV e fazem seu acompanhamento e tratamento regular levam vidas completamente normais. Podem estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos e tudo mais que desejarem.
Viver com o vírus não define você. Você segue sendo a mesma pessoa de antes, só que agora tem que conviver com uma infecção crônica. Tem que tomar remédios, fazer exames e fazer consultas regulares, mais ou menos parecido como quem tem hipertensão ou hipotireoidismo, por exemplo.
O importante é buscar informação, buscar atendimento médico e fazer o tratamento regularmente!
Saiba mais sobre como é o acompanhamento médico da pessoa que vive com HIV.