Pessoas que vivem com HIV podem fazer procedimentos dermatológicos estéticos?

Botox, preenchimento com ácido hialurônico, uso de bioestimuladores, fios de PDO, diferentes tipos de laser… Atualmente existem muitas opções de procedimentos utilizados no consultório do dermatologista para fins estéticos e a procura por esses recursos é cada vez mais alta.

Mas e as pessoas que vivem com HIV, elas podem se submeter a esses procedimentos?

A resposta é: depende.

Caso a pessoa esteja com o CD4 baixo (ou seja, com a imunidade ruim) e/ou com a carga viral detectável, esse não é o momento de fazer procedimentos estéticos eletivos, pois pode haver maior risco de infecções ou outras complicações. 

Se por outro lado o controle do vírus estiver adequado, com carga viral indetectável e com CD4 bom, não há contra-indicações a esses procedimentos. 

Na dúvida, é sempre importante perguntar para o infectologista que está acompanhando o paciente e para o dermatologista que irá realizar o procedimento. 

 

Quer saber mais sobre a realização de procedimentos dermatológicos estéticos em pessoas que vivem com HIV? Clique aqui e assista à live que gravei com a Dra Flávia Trevisan, médica dermatologista, sobre o assunto.

Entre em Contato