Por que estão surgindo variantes do SARS-COV-2

A resposta pode ser dada em poucas palavras: Porque o vírus está circulando demais! Quer entender melhor? Então continue lendo esse texto!

Toda vez que um vírus se multiplica pode ocorrer uma mutação viral. Isso é muito comum, e quanto mais o vírus replica, mais ele acumula alterações em seu material genético. O acúmulo de mutações por vezes deixa o vírus bem diferente do original, e aí surge uma nova variante.

Isso acontece totalmente ao acaso (o vírus não consegue planejar isso), mas algumas dessas mutações podem ser interessantes para ele: podem deixá-lo mais forte, mais transmissível ou mais capaz de escapar das nossas defesas imunológicas.

Estão surgindo novas variantes do SARS-CoV-2 pois há muitas pessoas infectadas, muita transmissão e muita multiplicação viral. Em outras palavras, quando não conseguimos controlar a transmissão do vírus, estamos dando ele a chance de evoluir para versões ainda mais perigosas!

Pra evitar isso precisamos evitar a propagação do vírus. Para isso precisamos de vacinação, uso de máscaras, higiene de mãos e distanciamento social.

Quer saber mais sobre a variante Delta? Confira esse post que publiquei no Instagram sobre o assunto!

Entre em Contato