Tive contato com uma pessoa com COVID! E agora?

Desde o início da pandemia diversas pessoas me procuraram com a mesma preocupação: “Tive contato com uma pessoa e dois dias depois ela começou a ter sintomas e foi diagnosticada a COVID! E agora? Vou ter COVID?”

Para avaliar os riscos, é preciso inicialmente entender como foi esse contato. O que é importante saber:

  • O tempo de contato foi superior a 15 minutos?
  • A distância entre as pessoas era menor que 1 metro e meio?
  • As pessoas envolvidas estavam sem máscara?
  • O ambiente era fechado e/ou mal ventilado?
  • Se as respostas para os questionamentos acima forem afirmativas, o contato é considerável e pode ser que haja o desenvolvimento da COVID-19.

Idealmente os contatos próximos de pessoas que receberam o diagnóstico da infecção pelo coronavírus devem fazer um isolamento preventivo, para evitar transmissão do vírus para outras pessoas.

Em quanto tempo a doença pode aparecer?

O tempo de incubação da COVID-19 é de 2 a 14 dias (média de 5-6 dias). Isso quer dizer que até 14 dias após adquirir o vírus é possível desenvolver os sintomas.

Deve ser feito algum exame após o contato?

Essa é outra pergunta recorrente: “Posso fazer algum exame para descobrir se me infectei?”

Poder, até pode, mas não há nenhuma garantia de que se o resultado for negativo a pessoa escapou da infecção. É possível que ela ainda esteja no período de incubação e que não haja vírus suficientes para serem detectados pelo exame, mas que em alguns dias surjam os sintomas. Por isso a resposta é que não adianta muito fazer exame após um contato.

Caso seja realizado, no entanto, o exame que poderia auxiliar é o RT-PCR, uma vez que os métodos que detectam anticorpos demoram muito mais para positivar.

Entre em Contato