Tratamento para COVID-19 em Curitiba
O que é?
A COVID-19 é uma infecção causada por um vírus chamado SARS-CoV-2, um tipo de coronavírus. Esse vírus surgiu em 2019 e se espalhou pelo mundo inteiro, ocasionando a pandemia.
Como é transmitido?
A COVID-19 é transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas de saliva contaminadas pelo SARS-CoV-2. Essas gotículas são eliminadas na fala, tosse, espirros ou até mesmo na simples respiração da pessoa infectada. Quando essas gotículas contaminadas atingem as vias aéreas de outra pessoa pode ocorrer o contágio. O contato próximo com pessoas doentes, portanto, é a principal via de contaminação.
Menos comumente, é possível se infectar tocando superfícies contaminadas pelo vírus e depois levando as mãos às mucosas.
Qual o período de incubação?
Período de incubação é o tempo entre a infecção e o início dos sintomas. No caso da COVID-19 esse tempo pode ser de 2 a 14 dias.
Quais são os sintomas?
Abaixo estão listados os sintomas mais comuns da doença. Nem todos, no entanto, estão presentes na totalidade dos casos. Existem pessoas que desenvolvem poucos sintomas e até mesmo pessoas assintomáticas.
- Tosse
- Febre
- Coriza (nariz escorrendo)
- Dor de garganta
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Alteração ou perda do olfato e/ou do paladar
- Falta de ar
- Náusea
- Diarreia
Quais os riscos?
Aproximadamente 80% das pessoas que se infectam pelo SARS-CoV-2 apresentam formas leves da doença. Os outros 20% podem desenvolver dificuldade para respirar e necessitar do uso de oxigênio suplementar. Algumas pessoas apresentam insuficiência respiratória grave e podem necessitar intubação e ventilação mecânica.
A taxa de letalidade da doença (porcentagem de pessoas doentes que morre pela COVID-19) é de 2 a 3%.
Como é o diagnóstico?
Através de exames específicos para a doença. O principal exame utilizado é o RT-PCR, que deve ser feito idealmente entre o terceiro e o sétimo dia a partir do início dos sintomas. Outra possibilidade é utilizar a pesquisa de antígeno viral.
Testes sorológicos só começam a positivar na segunda semana a partir do início dos sintomas e tem menos valor diagnóstico.
Como é o tratamento?
Até o momento não existem muitas alternativas de medicações para o tratamento da COVID-19. Não existem antivirais eficazes para utilização nos primeiros dias de sintomas.
Medicamentos sintomáticos, como analgésicos e antitérmicos, podem ser usados.
Quando ocorre queda na saturação (concentração de oxigênio no sangue), pode ser necessário o uso de corticoide. Importante ressaltar que essa medicação não deve ser usada no início dos sintomas pois pode inclusive piorar a evolução.
É necessário monitorar a saturação das pessoas com COVID-19 e também a presença de possíveis sinais de alarme, para que o paciente possa procurar o hospital no momento correto caso seja necessário.
O ideal é ter um médico de confiança acompanhando o caso para auxiliar nas decisões terapêuticas.
Quer saber mais sobre como é o acompanhamento médico de quem testa positivo pra COVID? Clique aqui e baixe o e-book que eu escrevi sobre o assunto!
Precisa de uma consulta especializada? Clique aqui para entrar em contato conosco.
Como evitar a infecção?
- Vacine-se contra a COVID-19 assim que possível;
- Use máscaras que cubram o nariz e a boca;
- Mantenha pelo menos 1,5 m de distância de pessoas que não vivem com você;
- Evite aglomerações e espaços fechados;
- Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel;
- Evite levar as mãos ao rosto;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 devem manter isolamento para não transmitir a infecção.
Acompanhamento especializado
Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas
Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!
L. P.
Curitiba