Tratamento para Pneumocistose em Curitiba
O que é?
A pneumocistose é um tipo de pneumonia causada por um fungo chamado Pneumocystis jiroveci. É uma doença grave que acomete pacientes imunocomprometidos.
Como é transmitido?
O Pneumocystis jiroveci é transmitido pelo ar, mas só causa doença em pessoal com o sistema imune comprometido.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da pneumocistose é falta de ar. Também pode haver tosse, febre, fraqueza.
Quais são os riscos?
A pneumocistose é uma doença grave que prejudica a troca de gases no pulmão do paciente. Por vezes é necessário internamento em Unidade de Terapia Intensiva e ventilação mecânica (quando a pessoa não consegue mais respirar sozinha e é colocada em aparelhos para isso). É uma doença que pode causar óbito.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de uma combinação de fatores. O médico analisa a história clínica do paciente, o exame físico, a radiografia de tórax e exames laboratoriais.
Como é o tratamento?
Na maioria dos casos é necessária a internação hospitalar. O tratamento da pneumocistose é feito com antimicrobianos que combatem o Pneumocystis jiroveci. Além disso, corticoides podem ser indicados. Outro pilar do tratamento é o suporte ventilatório, oferecendo oxigênio quando necessário. De acordo com a gravidade de cada caso, o oxigênio pode ser fornecido através de cateter, máscara ou até mesmo pode ser necessária a intubação orotraqueal (passagem de um tubo pela garganta até a traquéia) e ventilação mecânica. Os fatores que reduziram a imunidade do paciente também devem ser manejados.
Como evitar a infecção?
No caso dos pacientes infectados pelo HIV, o tratamento do vírus previne a pneumocistose e as demais doenças oportunistas. Quando o diagnóstico da infecção pelo HIV é feita em um momento mais tardio, quando a imunidade já está baixa, existe também medicação para prevenir o desenvolvimento de pneumocistose enquanto a imunidade está subindo. Para os pacientes transplantados, por vezes não é possível reduzir os remédios que reduzem a imunidade pois eles têm a função de prevenir a rejeição. Nesses casos, usa-se medicação profilática para prevenir o desenvolvimento de pneumocistose.
Acompanhamento especializado
Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas
Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!
L. P.
Curitiba