Tratamento para Herpes simples em Curitiba

O que é?

É uma infecção causada pelo vírus herpes simples (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo surgimento de vesículas (pequenas bolhas) na pele ou nas mucosas. Os locais mais comuns de acometimento são os lábios e a região genital.

Como é transmitido?

Através do contato com lesões de uma pessoa infectada. Geralmente a transmissão ocorre por beijos, contato sexual ou compartilhamento de objetos pessoais contaminados (como toalhas, talheres ou copos).

Algumas pessoas que se infectam pelo vírus nunca manifestam sintomas enquanto outras desenvolvem lesões de tempos em tempos.

Quais são os sintomas?

Geralmente há um pequeno desconforto, com prurido e ardência no local antes do surgimento das vesículas. As lesões são dolorosas e duram alguns dias, se transformando em crostas antes de desaparecerem. A primeira vez que as lesões surgem é mais grave e mais sintomática em relação às recidivas. Algumas pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre, dor de cabeça e mal-estar durante o primeiro episódio de herpes.

Após o primeiro episódio, o vírus permanece no corpo e pode reativar em momentos de estresse, exposição ao sol, menstruação ou outros fatores desencadeantes, causando novas lesões. Algumas pessoas apresentam recorrências frequentes, enquanto outras podem ter episódios ocasionais ou nenhuma lesão após o primeiro episódio.
 
Quer saber mais sobre fatores desencadeantes da herpes simples? Clique aqui!

Como é o diagnóstico?

Através da avaliação médica (ou seja, da história clínica e do exame físico). Na maioria dos casos não é necessário exame laboratorial complementar.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com antivirais durante os episódios para reduzir o tempo de sintomas e o desconforto.

Em alguns casos, quando a recorrência é muito frequente, o médico poderá indicar tratamento antiviral contínuo por um período de tempo.

 

Quer ler mais sobre o tratamento da herpes simples? Clique aqui!

 

Precisa de uma consulta especializada? Clique aqui para entrar em contato conosco.

Como evitar a infecção?

A forma genital pode ser evitada através do uso de preservativos. Deve-se evitar beijar ou tocar lesões de pessoas com manifestações ativas do herpes. As pessoas que já tem a infecção devem evitar alguns fatores desencadeantes dos episódios, como estresse, privação de sono e exposição excessiva ao sol.

 

 

Será que quem está com lesões de herpes pode beijar? Leia a resposta aqui!

Acompanhamento especializado

Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas

Tratamentos

Tratamento e acompanhamento de variados tipos de doenças infecciosas.

COVID-19

HIV/Aids

Hepatite A

Hepatite B

Hepatite C

Herpes Simples

Herpes Zoster

Infecção do Trato Urinário

Infecções Oportunistas

Mononucleose

Pneumonia Bacteriana

Sífilis

Dengue

Sarampo

Zika

Tuberculose

Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!

L. P.
Curitiba