Tratamento para Herpes zoster em Curitiba
O que é?
É a reativação do vírus varicela zoster (VZV), o mesmo que causa a varicela. A reativação costuma acontecer muitos anos após a infecção primária (varicela). Se caracteriza por lesões de pele muito dolorosas (geralmente vesículas e crostas) que se localizam em faixas. É popularmente conhecida como cobreiro.
Quais são os sintomas?
A dor é o sintoma mais importante e geralmente antecede o surgimento das lesões de pele em alguns dias. Em seguida surgem lesões vesiculares distribuídas em uma faixa de pele e localizadas apenas em um lado do corpo.
A dor pode permanecer por períodos variáveis de tempo mesmo após a resolução do quadro cutâneo. Esses casos de dor prolongada são denominados de neuralgia pós herpética, que é uma sequela do herpes zoster.
Quer saber mais sobre a neuralgia pós herpética? Clique aqui!
Como é o diagnóstico?
Através da avaliação médica (ou seja, da história clínica e do exame físico). Na maioria dos casos não é necessário exame laboratorial complementar.
Como é o tratamento?
O tratamento é feito com antivirais e analgésicos. Em alguns casos, é necessário usar analgésicos e moduladores de dor por algum tempo após a resolução das lesões de pele.
Alguns casos de herpes zoster em face podem ser mais graves e necessitar de internamento.
Precisa de uma consulta especializada? Clique aqui para entrar em contato conosco.
Como evitar a infecção?
Qualquer pessoa que já teve varicela pode desenvolver o herpes zoster. Existe, no entanto, vacina para prevenir o seu desenvolvimento. Já as pessoas que nunca tiveram varicela podem se vacinar contra a mesma- as vacinas são diferentes.
Acompanhamento especializado
Avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas
Com acompanhamento próximo e tratamento individualizado consegui recuperar minha autoestima e voltar a ter qualidade de vida. Dra Vanessa é excelente!
L. P.
Curitiba