PrEP diária ou PrEP sob demanda: qual é melhor?
Frequentemente os pacientes me perguntam qual das modalidades de PrEP oral é melhor: a diária ou a sob demanda. A resposta é sempre a mesma: depende!
A melhor opção deve ser avaliada no contexto individual do paciente, suas preferências, seus hábitos, sua frequência sexual. É importante, portanto, que todos que pensam na PrEP como uma opção de prevenção da infecção pelo HIV conheçam as diferentes modalidades para em conjunto com o médico tomar uma decisão informada.
A PrEP é uma estratégia de prevenção em que pessoas que estão em risco de contato com o HIV tomam medicamentos antirretrovirais para reduzir as chances de infecção. Seguem as diferenças entre as modalidades diária e sob demanda:
– Na PrEP diária a pessoa toma um comprimido todos os dias, independentemente de ter tido ou não uma exposição recente ao HIV. É uma estratégia recomendada para pessoas que têm atividade sexual frequente e previsível, não querem depender de horários específicos ou planejar a relação sexual em relação à medicação.
– Na PrEP sob demanda a pessoa toma uma combinação de comprimidos de PrEP em um esquema específico antes e após uma relação sexual. O esquema mais comum é tomar dois comprimidos de PrEP entre 2 a 24 horas antes do sexo, um comprimido adicional 24 horas após a primeira dose e outro comprimido novamente 48 horas após a primeira dose. A PrEP sob demanda requer um planejamento em relação às relações sexuais, garantindo que a medicação seja tomada nos horários corretos para garantir a eficácia. É uma estratégia recomendada para pessoas que têm atividade sexual ocasional ou intermitente e preferem o uso menos frequente da medicação.
Ambas as estratégias da PrEP são altamente eficazes na prevenção do HIV quando usadas corretamente.
Existe, ainda, uma terceira modalidade de PrEP já aprovada pela Anvisa: a PrEP injetável, que até o momento ainda não está disponível no Brasil: A PrEP injetável. Quer saber mais sobre o assunto? Cliquei aqui!
Quer ler mais sobre outros métodos de prevenção ao HIV? Clique aqui!
Gostaria de agendar uma consulta para conversar sobre o seu caso e verificar se a PrEP é uma boa opção para você? Clique aqui!